sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

''Brilho Eterno de uma Mente sem Lembranças''

Nenhuma tecnologia é capaz de garantir paz à alma humana. Devemos saber dominar as emoções a agir com a razão




Devemos tentar apagar nossas memórias (ou as más lembranças) mesmo que elas tenham sido fruto de experiências com uma pessoa amada e bem quista? A questão é apresentada no filme “Brilho eterno de uma mente sem lembranças” (“Eternal Sunshine of the Spotless Mind”, Estados Unidos, 2004), do diretor francês Michel Gondry, o mesmo de “O Besouro Verde” (2011).
O drama romântico conta a história dos personagens Joel Barish (Jim Carrey) e Clementine Kruczynski (Kate Winslet) a partir de quando Joel procura por sua ex-namorada e descobre que Clementine apagou as memórias dela sobre o relacionamento que tiveram. Decepcionado, ele resolve agir da mesma maneira e procura pela clínica Lacuna (palavra que no latim significa espaço em branco, buraco, perda) a qual promete, de forma surreal, extrair memórias indesejadas e dar uma mente nova e tranquila às pessoas.
No decorrer do filme, observamos os episódios da vida do casal em uma cronologia inversa, do final para o começo, que mais parecem desconstruções daquela história, à medida que a memória de Joel é apagada. Quando ele percebe que não era esse o caminho a ser tomado, e que as lembranças boas devem permanecer no lugar, ele luta com seu inconsciente e tenta fugir dali. Mas, será tarde demais?
O que vemos, a partir de então, é que nenhuma tecnologia é capaz de garantir paz à alma humana. Que as memórias devem permanecer vivas dentro de nós, para que saibamos dominar as emoções a agir conscientemente, com a razão, pensando no efeito das nossas atitudes. As experiências ruins são aprendizados para serem lembrados e não repetidos. Já as boas experiências vão nortear nossas vidas e as atitudes conosco mesmo e com o próximo.
Curiosidade
Muitos diálogos entre os personagens protagonistas do filme foram resultado de ensaios filmados entre os atores, quando esses revelavam histórias reais de relacionamentos que tiveram.
Elenco
A produção ainda conta com um elenco de peso. Além de Jim Carrey – ator famoso por suas comédias como a recente “Pinguins do Papai” e a mais dramática “O Show de Tuman – e Kate Winslet – atriz muito conhecida por Titanic –, o filme ainda tem Mark Ruffalo (“Conte Comigo”), Tom Wilkinson (“Missão Impossível - Protocolo Fantasma”), Kirsten Dunst (“Tudo acontece em Elizabethtown”), Elijah Wood (“O Senhor dos Anéis”).
O filme está disponível em DVD.

Nenhum comentário:

Postar um comentário