segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Saúde em duas rodas

Bicicleta faz bem ao corpo e à alma



Andar de bicicleta está na moda. Principalmente no verão brasileiro, quando a alta temperatura estimula a vida ao ar livre e à prática de esportes. Só que o ato de andar de bicicleta não pode ser considerado apenas uma opção de lazer. É uma atividade que traz benefícios à saúde e também ao meio ambiente por ser um meio de transporte não poluente.

A prática é recomendada pelo angiologista e cirurgião vascular José João Lopes. Ele explica que quando a pessoa anda de bicicleta consegue fortalecer a musculatura das pernas, devido à força que exerce sobre os pedais. Outros benefícios são apontados pelo médico como a melhoria geral do sistema respiratório além de funcionar na prevenção de problemas cardiovasculares.

O ato de andar de bicicleta também colabora para a manutenção do peso ideal, melhora a função respiratória, reduz a ansiedade, depressão e regulariza os níveis sanguíneos de colesterol e triglicérides. O esporte ainda ajuda a ter um sono melhor e maior equilíbrio emocional, afirma o médico.

Para o especialista, se a pessoa não tem o hábito de andar de bicicleta deve começar em ritmo lento. Ele recomenda que se inicie gradativamente, pedalando de 15 a 20 minutos por dia, três vezes por semana até que se consiga o condicionamento físico para pedalar todos os dias. Quem consegue andar a uma velocidade de 15km/h pode queimar em média 300 calorias por hora. E se praticar o exercício em pista com elevação essa queima calórica pode chegar a ser 30% maior.

Lopes indica que a alimentação pode ser uma ótima aliada da bicicleta na busca pela boa forma. Ele recomenda cortar do cardápio alimentos que contenham muita gordura e muito açúcar e optar por aqueles  mais leves (frutas, verduras, grelhados, assados, etc). Recomenda ainda a ingestão de muita água para evitar a desidratação e que nunca se inicie a atividade em jejum.

Outra recomendação importante para quem começa a usar a bicicleta como meio de transporte e principalmente de lazer é de que é fundamental respeitar as normas de segurança, principalmente porque frequentemente se dividirá a pista com veículos mais pesados como carros e ônibus.

Capacete, óculos e luvas são essenciais, mas também podem ser utilizadas joelheiras e cotoveleiras para suavizar o impacto em caso de quedas que costumam ser comuns para quem está começando a praticar a atividade. É importante verificar o sistema de freios antes de iniciar o passeio para evitar situações de risco. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário